quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Bailarinos


Por Maria Luiza
Eu tenho aquela mania de ficar assistindo vídeos e mais vídeos e venho reparando que estou muito menos "bitolada" do que antes.
Antes eu assistia aqueles mesmos bailarinos, os que eu admiro desde que comecei no ballet. Agora eu assisto a vários e vejo quantos talentos existem no mundo e quantas pessoas tiveram a coragem de dizer sim pra dança ao invés de sucumbir a tarefas mais "fáceis".

Nos meus devaneios acabei reparando também, que antes eu assistia pas de deux e só via as bailarinas. Pode? Acho que eu acabava me consolando ao vê-las, por me imaginar ocupando o lugar que elas ocupam, esta é a explicação mais plausível. Agora eu dei lugar aos bailarinos e confesso que em alguns espetáculos de ballet que assisti, os meus olhos se direcionavam a eles e eu até esquecia as bailarinas.
A sapatilha de ponta tem um apelo enorme e causa um encanto incontrolável nas pessoas. Acho que é por isso que é a figura das bailarinas que aparece quando ouvimos a palavra BALLET. Com vocês é assim também? Ao se lembrarem de ballet, alguma vez já veio a mente um bailarino? Pois fiquem sabendo que o bailarino não é apenas um suporte. Ele DANÇA. E muito!

Sempre ouvi dizer que não podemos opinar sobre o que não conhecemos e eu concordo, mas eu tenho essa impressão (que é quase uma certeza) de que os homens, eles sim, foram feitos pro ballet. Não parece que eles têm o corpo próprio a isso, que eles conseguem fazer tudo que uma bailarina faz como se já tivessem nascido dançando e até mais? Coisas que as bailarinas nunca conseguirão fazer. Não parece que as bailarinas lutam contra a própria anatomia e tentam coisas que um corpo de mulher não foi feito pra fazer?
Se algum bailarino ler este post, diga se estou errada.

Voltando...
Leio alguns blogs e não me recordo de ter lido algo sobre algum bailarino. Por que não prestigiá-los também? É claro que o trio Nijinsky-Nureyev-Baryshnikov são sempre mencionados com muito respeito e muito admirados, mas me parece que as bailarinas são muito mais populares.
O vídeo que eu estava assistindo quando me veio a ideia deste post, era o do grand pas de deux de O Corsário, em que a Maria Kochetkova dança com Daniil Simkin. Achei Simkin muito simpático e gostei muito dele, embora ele não tenha aquele jeito de príncipe que muitos bailarinos costumam ter.

No vídeo abaixo, deem atenção a variação masculina, pois esta é a proposta.

Outros vídeos:
Don Quixote

Chamas de Paris

9 comentários:

  1. HAHAHA Eu sou bailarino e fico lisonjeado com o post e corroboro com a falta de atenção dedicado aos homens nos blogs de ballet (mas sem nenhum ressentimento), é difícil encontrar dicas e artigos mais voltados para a técnica masculina. E de alguma forma concordo com a facilidade para o ballet: não quero generalizar, isso é uma opnião, mas já vi vários meninos que começam tarde (inclusive eu) e conseguem ir longe muito rapidamente... embora o ballet "de berço" seja uma benção que as meninas tem e que os meninos invejam demais.

    ResponderExcluir
  2. Olá Blogueiro,

    As enchentes fizeram centenas de vítimas nos últimos dias. Para impedir que a situação se agrave é preciso que os sobreviventes saibam como lidar com esta realidade e tomar as medidas de prevenção necessárias para evitar doenças graves. E você, blogueiro, pode ser nosso parceiro nessa divulgação e nos ajudar a salvar vidas. Caso queira participar desta ação, entre em contato com ocomunicacao@saude.gov.br que enviaremos o material necessário.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Tays, voce realmente disse tudo. Parece mesmo que os homens nasceram pra isso. A dança deles possui leveza, delicadeza, e parece que é tudo mais facil. Já pra uma bailarina as coisas são diferente, possui leveza também, mais certas horas parece que alguns passos são tão pesados... Enfim, parabéns a todos os bailarinos.

    ResponderExcluir
  4. vc tem toda a razão!!!!
    (fiquei feliz por saber que não sou a unica que fica vendo vídeos de dança e fica se imaginando no lugar das bailarinas)
    com certeza sem os homens na dança não teria a mesma beleza que tem, como o pas de deux, os homens merecem mais créditos e merecem também ser mais lembrados!!!

    ResponderExcluir
  5. Verdade!
    A maioria dos bailarinos muitas vezes podem até se sentir OFUSCADOS pela beleza esplendorosa que tantas bailarinas passam e são facilmente notadas.
    Confesso que ultimamente tenho assistido vídeos e observado o ballet como um TODO.Não apenas a bailarina principal que esbanja técnica e relativa perfeição. São todos um conjunto! Os bailarinos também precisam de reconhecimento e SEJAMOS SINCERAS, muuuito crédito! Heheheh'
    Eles fazem coisas que nós, bailarinas, nem sonhamos em fazer...
    Graças ao que chamamos de "ballet de berço" muitos deles nascem NATOS para isso.E só precisam de coragem e incentivo. E digo mais: No país em que vivemos,com essa cultura de que homem nasce pra jogar futebol e nada mais, começar ballet exige ainda mais FORÇA.

    Por isso, digo: VAMOS LÁ BAILARINOS! Não percam essa garra!

    Hehehe'

    Amei o post.

    Beeeijos.

    ballet4everjade.blogspot.com ----> acessem!

    ResponderExcluir
  6. realmente Tays, os bailarinos precism ser mais reconhecidos pela sua técnica e esforço ! o ballet não é apenas sapatilha de ponta. Até eu admito que, ao assistir a Coppélia por exemplo, nem presto atenção no partner e sim na bailarina. É preciso reparar que os homens também dançam ! E muito !
    gente, entrem no meu blog : www.allthedance.blogspot.com e comentem, por favor !

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Thais pela visita. Entendo que vc é ocupada, não se preocupe. Visito sempre seu blog mas quase sem tempo para deixar recadinhos.

    Beijos

    P.S.: Lindos videos

    ResponderExcluir
  8. Fiquei muito lisonejado com seu post. Leio na surdina seu blog. Concordando e discordando de opiniões. Faço dança ha 5 anos e não menospreze tanto assim as bailarinas, realmente ha coisas que são mais faceis a nós homens, mas vocês têm o seu papel no qual, se me permite, é fundamental. [Não sou chegado a ballet realmente] Mas, o encanto de uma variação na ponta é o mesmo encanto de uma variação de saltos. Concordo plenamente no ponto que você diz, que quando se debate e fala em ballet, vem a mente, mulheres e mais especificadamente na ponta; Conheço meninas de Cias e da minha propria Cia de dança (não é profissional), que tem vergonha por meninos estarem dançando, por estarem fazendo aulas junto a nos, ou ate mesmo por dançar juntos, algumas so imaginavam em variações, solos e pontas, e realmente é bom ressaltar o papel masculino. Me estendi demais ne? Desculpa! Grato novamente. Abçs

    ResponderExcluir
  9. Olá, adorei seu blog, tenho um, porem não é tao bom quanto o seu por favor me dê algumas dicas...
    Fico grata desde já..

    ResponderExcluir