sábado, 29 de janeiro de 2011

POLÊMICA - PARTE I


De aprendiz a prima ballerina, a ascensão das estrelas russas
Por Maria Luisa

Comecemos por falar de repertórios e das bailarinas mais polêmicas e com mais exibições em canais no Youtube.
Natalia Osipova em Desafio de Kitri (sim, esta variação é popular): a energia que ela coloca na personagem, a força, aqueles saltos e a velocidade dos "pezinhos" dela em toda a sequência. Acho maravilhoso assisti-la em Esmeralda também, aquela precisão e o pé batendo no pandeiro lá no alto (embora Esmeralda seja, para mim, mais do que isso e eu não veja essa variação como uma mera altura de perna). Natalia Osipova é explosão!

Próxima!
Svetlana Zakharova e seu pernão, seu pezão, seu tudo ão. Sempre criticada, como foi Sylvie Guillem em seu tempo. Falta de expressividade? Não sei! A questão é que só odiamos o que amamos, então para os que falam de Zakharova... Lamento! Aposto que adorariam ser como ela.

Chegamos então a Alina Somova. A questão é que ela impressionou e chegou com tudo no Kirov Ballet, conquistando papeis principais dos repertórios mais cobiçados. Comparam-na a uma acrobata que destroça a arte e o estilo do tradicional Teatro Mariinsky por valorizar demais as extensões do corpo. Já li um texto sobre ela que tinha como título a pergunta: "Alina Somova, dançarina ou circense?". Neste mesmo texto, o autor conta que Maya Plisetskaya arranca seus brincos de diamante e os entrega a Alina, após assistir a uma de suas performances. Alina é ovacionada ou vaiada, não há meios-termos.

É verdade que as coisas evoluem e algumas coisas passam a ser consideradas ultrapassadas, mas o ballet clássico não deve se perder em meio a bailarinos que compensam a falta de coração com hiper extensões. Por outro lado, a técnica é algo para se aliar a arte e contanto que este papel do clássico seja preservado (o papel artístico), não vejo problema algum nessa nova geração de bailarinos.

Assistir a essas bailarinas e muitas outras com estilos diferentes, me fez pensar na bailarina que eu vou ser. Delicada como Marianela Nunez, elegante como Tamara Rojo ou explosiva como Natalia Osipova?

Fato é que se conseguirmos ver a beleza de cada uma, veremos que todas contribuem para o clássico ser como é. Fala-se muito em diversidade nos dias de hoje e essa diversidade pode ser observada no ballet, que tanto tem a nos oferecer e impressionar. Uma arte que nunca morre. E por que não? Por que ela ainda sobrevive? Essas perguntas ficam no ar, livre à opinião de vocês.

Abaixo estão dois vídeos extraídos do documentário "Ballerina" que muitos, com certeza, já assistiram, para que todos entendam o motivo do título e a extrema seletividade na maior companhia do mundo. Os vídeos ilustram os estudos de uma jovem Alina e depois sua entrada no Kirov.

Doc. Ballerina  Part 1

Part 2

Desse post, deixo a vocês algumas coisas a se pensar:
- Alguém aqui reclamaria de dançar como Sylvie Guillem, Svetlana Zakharova, Natalia Osipova ou Alina Somova? Pensem nisso de verdade, sem responder da boca pra fora.
- Que tipo de bailarino você é? Que tipo de bailarino você quer ser?

10 comentários:

  1. Euadiro muito essas bailarinas,são todas maravilhosas, ficaria feliz dançando a metade que elas danção, te deixei um selinho no meu blog vai lá pegar http://eutambmdanoballet.blogspot.com, gostaria muito de ser um bailarino com muita técnica e expressividade, bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olha... Sei q vc não citou ela, mas eu amo a Alina Cojocaru!!! Ela tem um estilo bem delicado e um ar de menininha que me encanta!!!!
    Das "antigas" do Kirov gosto muito da Yulia Makhalina, Larissa Lezhnina e Tatyana Terekhova!!!

    Uma das coisas que mais gosto nas bailarinas são aqueles movimentos bem precisos... sabe aquela parada no fim de uma variação q cria impacto??? Eu AMO isso!!!!
    Mas ainda nem pensei no tipo de bailarina q vou ser... Talvez um mix de todas as q citei^^

    Ah! E faltou falar da Alessandra Ferri (muito expressiva!!!!)

    Bjuuuuuuuuuuuus

    ResponderExcluir
  3. Também amo Yulia Makhalina, especialmente em O Lago dos Cisnes. Para mim, ela foi quem melhor interpretou Odette e Odile. A expressão dela no adagio ao final do 2º ato chega a ser surreal.

    Alessandra Ferri, sem comentários. É dona de uma leveza sem fim e a minha versão favorita de Giselle é com ela no papel. Ela é mesmo muito expressiva e faz a cena da loucura como ninguém.

    Não citei estas, pois o post é sobre as bailarinas mais polêmicas, as bailarinas que todos costumam criticar, mas que conquistaram algo que a maioria não consegue nem dar o primeiro passo para alcançar.

    Beijos

    Maria Luisa

    ResponderExcluir
  4. Sou fã da Svetlana Zakharova; não concordo com tamanhas críticas negativas que ela sofre. Já a Natalia: gostei muito da apresentação dela em Esmeralda, mas como Kitri não gostei; achei muito "explosivo".

    Aguardo o próximo post,

    http://bailarinadecorpoealma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. São bailarinas de extrema técnica... Dançam de uma maneira exepcional. Porém cada uma delas apresenta uma particularidade. Algo que modifica e diferencia cada uma delas... Sou o tipo de bailarina que aprecia a arte de uma maneira geral. Óbvio que cada uma delas possui o que podemos chamar de imperfeições. O que aliás todas nós temos. Acredito que não cabe a nós criticar dizendo quem é ou quem não é. Pois de uma maneira ou de outra cada uma delas conquistou seu espaço na dança devidamente de acordo com as circunstâncias...É claro que todas nós temos preferências...Tipo: Eu prefiro bailarinas que além da técnica possuam a delicadeza, expressividade e romantismo. Entende?

    Beeeijos

    ResponderExcluir
  6. Caríssimas, boa tarde. Peço licença para comunicar algo que pode ser interessante aqui no blog. Trata-se de Calígula, do Balé da Ópera de Paris, que será exibido no dia 8 de Fevereiro (às 20:30h), nos cinemas do Brasil. É a primeira coreografia de Nicolas Le Riche da Étoile Dancer.
    ___
    Construída como uma tragédia, a coreografia acompanha a inexorável progressão deste herói solitário a caminho da morte. Acompanhado por “As Quatro Estações”, de Vivaldi, que ilustra a irremediável passagem do tempo, a dança, em toda sua profundidade e energia, traduz a poesia e a violência inerente numa vida consumada pelo excesso numa velocidade impressionante.

    Caso queiram entrar em contato comigo, estou à disposição.

    Abraços,
    Rafael Queres - LiveMOBZ
    http://www.mobz.com.br

    ResponderExcluir
  7. amo a Svetlana Zakharova. pra mim mesmo, a melhor bailarina é a Polina (Semionova), mas ela não está no ranking, rsrsrs. Eu a admiro por ser tão jovem e ser tão consagrada e ser tão delicada ao dançar.
    Acho que você deve se descobrir aos poucos enquanto dança, cada uma tem seu jeito, seu estilo. Eu mesma, confesso que não tenho tanta técnica, mas já adquiri delicadeza ao dançar. E reparo em minhas colegas: uma é mais calma na coreografia, a outra é bem expressiva, a do meio mostra técnica, e é assim, mesmo com todos dançando a mesma coreografia cada um tem seu jeito.
    Essas bailarinas citadas aí são polêmicas pelo seu jeito próprio de dançar.vá se descobrindo com qual jeito vc se encaixa melhor e manda ver nas pontas e piruetas !

    amo o blog de paixão ! se puder, dá uma passadinha lá no meu :

    www.amor-adanca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá meu nome é Sara, e na minha opinião, cada um tem seu jeito de dançar, seu jeito de imprecionar, isso é perfeito , pois cada um tem seu jeito de convecer o povo que consegue, tem seu jeito de brilhar, mas por ai tenho uma duvida... Onde surgiu essa polemicas com esses grandes bailarinos que arrasam? E eu acho esse texto certissimo para meu caso. E assim: eu acho que as pessoas não podem juga-las antes de saber a historia da pessoa. Essas pessoas invejosas tem um olho gordo , querendo acabar com o sonho de cada bailarino ou tal. Mas eles sabem que nunca iram atingi-los. Beijos

    Eu vejo seu blog quase todo dia, quando posta, mas se importa em dar uma passadinha no meu? Gosto muito do seu blog viiu? bale-e-poesia-historias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Para mim, cada bailarina é perfeita para um ou outro papel,
    eu também, particularmente, prefiro ver a Natalia Osipova dançando certas coisas do que a Zakharova, que tem o fisico mais maravilhoso do ballet, mas mesmo assim nao me cativa!!
    E mais, eu tenho paixão pela Alina Cojocaru em alguns papeis como A bela adormecida, Giselle e Cinderela, papeis que nenhuma outra fez melhor que ela!! Claro que ela não tem o físico da Zakharova, mas não é tudo que conta!!

    Mas agora, respondendo sua pergunta, eu gostaria de ser como a Natalia, linda, explosiva, pirueteira, rasgada e maravilhosa, e isso me bastaria :P

    ResponderExcluir
  10. elas são estrelas mundiais, estão aonde merece estar, circense ou não, flexível ou não, são estilos diferentes, impossível comparar Alexandrova com a Somova, são bailarinas que nos oferecem uma nova perspectiva diferente do balé, mais o balé, nunca ira mudar! balé é tradição!

    ResponderExcluir